domingo, outubro 14, 2012

Ponteira para caneta de tablet: quando acaba...



... acaba o seu sossego também. Quem trabalha com mesa digitalizadora 24h por dia sabe.

EDIT: EITA! A postagem tá rendendo! Fico feliz que ilustradores, designers e usuários de tablets Wacom estejam apreciando este tutorial. Falha nossa: muita gente perguntou onde encontrar fio de nylon pra roçadeira, e realmente me esqueci de citar. Roçadeira serve pra cortar grama, certo? Então você irá encontrar facilmente em lojas de produtos agrícolas (onde vendem-se sementes, adubos, etc.) ou em casas de venda de ração animal.
Importante: peçam um pedacinho de cada espessura de fio para testar, se for o caso (de uns 4cm dá), ao invés de comprar um rolo inteiro, hein? A ponta dura muito, e você corre o risco de perder todo o rolo, porque o nylon se degrada com o tempo. A não ser que você tenha uma roçadeira para usar todo o fio. =)

Tenho uma Wacom Bamboo Connect, excelente ferramenta de trabalho para colorização digital - há quem sonhe com uma Wacom Cintiq, mas pessoalmente acho um luxo desnecessário. Basta pesquisar os preços, e reconhecer que o mesmo que faz com uma Cintiq, fará com uma Bamboo ou uma Intuos.



Mas o assunto em voga não é este. Quem tem uma Cintiq tem grana o suficiente pra pagar 50 pilas num pacotinho sem vergonha com cinco, CINCO PONTINHAS de reposição: se resolver calcular o frete (sim, pontas só por loja virtual), tentar economiza e pagar por três pacotinhos, sai o preço de uma caneta novinha, e o pior: não são vendidas sem o extrator de pontas. Quem já tem um, vai colecionando... ¬¬

Isso cabe uma observação: em comparação com os modelos antigos, a Wacom melhorou muita coisa na nova Bamboo, mas judiou na textura dos novos modelos: na tentativa de imitar o 'agarre' do papel na caneta, de tão abrasiva literalmente devoram as pontas com farinha. E cá entre nós, designer é uma dureza. Ô raça sem grana. Se isso fosse mentira, não haveriam tantos apelando para a seção gambiarras tutoriais deste blog! XD

Mas, FOCO! Acabaram-se as pontas, tenho de entregar o freela e tô sem grana. E agora?

Esse tutorial para tablets Genius, pescado meio por acaso do blog do grande profissional da ilustração Mozart Couto, caiu do céu. Ele mesmo pondera sobre a desvantagem de se usar pontas gastas na tablet, pois pode arranhá-la de verdade. Duvidei, mas por pura cretinice, eu fiz. Funcionou para a minha Wacom Connect.

Acompanhe abaixo a preserpada:

Material: 
• Alicate de cortar fio;
• Fio de nylon de para roçadeiras de grama de 2mm de diâmetro;
• Uma lixa de unha para acabamento fino;
• Seu extrator de pontas ou uma pinça de sobrancelhas.



Extraia a ponta com cuidado usando o extrator ou a pinça. Ela dá uma resistência, mas puxe com carinho que ela sai. Use a ponta tirada para medir o tanto de fio que irá cortar - corte com cuidado, pois o nylon é chato de cortar e fica achatado. Você também pode cortar com um estilete,  o corte ficará mais limpo e mais fácil de lixar.



Agora o mais importante: paciência. Lixe bem a ponta que irá em contato com a caneta. Se não ficar bem retinha, não terá contato com o circuito interno, e a caneta não funcionará! Lixe bem a outra ponta que irá no contato com a tablet, deixando-a mais arredondada, pois para tablets Wacom, fica mais cômoda para trabalhar e não arranha.



Encaixe a ponta na caneta, e se precisar, dê mais acabamento com cuidado para não arranhar a caneta. Se o fio de nylon for mais fino que a ponta, uma voltinha de durex basta para deixa-la um pouco mais grossa e encaixar na caneta. Voilá! Uma ponta de toque mais macio, e o mais importante: muito mais barata.


Eu fiz, funcionou e vou continuar fazendo! Sintoma de pobreza que nada: quem tentar e der certo, espalhe a ideia! Talvez assim, a Wacom e outros fabricantes baixem os preços, e forcem a venda de ponteiras originais em outros pontos, como papelarias. =)

Baseado no PDF original encontrado em http://blogdodesenhador.blogspot.com.br
Agradecimentos ao mestre Mozart Couto pela dica! 


48 comentários:

  1. kkkkkkkkkk, aderí a idéia! macetinho chegou na hora exata!! Lindo demais!!

    ResponderExcluir
  2. Desculpa a pergunta, mas que fio e esse? Para que serve? Procurei na internet e achei como ele é só que não achei para que serve...' $$ Economizar é sempre bom..'

    ResponderExcluir
  3. ホセクレイトン-kun, isso é fio de nylon usado em roçadeiras de grama. Pesquise sobre cortadores de grama com fio de nylon, que você vai achar o que é. Para comprar, vc acha em casas de produtos agrícolas, sabe? Onde vendem-se sementes, adubo...

    ResponderExcluir
  4. @Rafael_tasz, não arranha! Eu já troquei a minha há meses, não ficou gasta e nem arranhou a tablet. Aliás, ela fica ainda mais macia na área de toque. Aprovado!

    ResponderExcluir
  5. não consegui fazer! a mesa não reconhece o toque! :( pq será?

    ResponderExcluir
  6. Olá, Charles! Certifique-se de que o corte ficou bem reto (quando a gente corta com o alicate, ele tende a 'morder' o nylon e fazer um dente na ponta) e que lixou bem esse corte antes de inserir na caneta. Se o corte não ficar bem 'limpo' e perfeitamente reto, não dará contato na superfície do circuito interno da caneta, e ela não funcionará.

    Tente isso, e se não conseguir, avisa aqui, ok? ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá dica super, hiper, mega útil, se não fosse você eu iria gastar R$ 65,00 reais em 2 pacotinhos em um site que nem sei se é confiável! kkkkkkk! uma duvida o fio tem que ser 2mm? a minha caneta é uma bamboo que acompanha a CTL460L será que funciona?

    ResponderExcluir
  8. @George Alan, não tenho certeza se na CTL460L irá funcionar, mas em todo caso, tente! Quando for ao local para comprar o fio (em alguns lugares vende-se de metro), peça um pedacinho pequeno para ver se serve. Observação: esse 'pedacinho' normalmente dá e sobra pra tu fazer uma ponta que irá durar meses. =D

    ResponderExcluir
  9. Acabei de comprar uma wacom intuos e não vieram as "três pontinhas" de brinde... Já estava desanimando qdo achei seu blog. É claro que vou tentar, né? totalmente agradecida!
    cassia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas intuos costumam vir várias pontas extra. Já abriu a base da caneta? Geralmente fica la dentro junto com o removedor de pontas.

      Excluir
    2. Tenho a Intuos e vem sim com 3 pontas reserva. Há uma abertura atras da tablet (onde está preso o porta-caneta de tecido e parece um compartimento como onde se põe a bateria) na tampinha tem as pintas reservas e sob ela, na tablet, tem um furinho que serve como extrator de pontas :)

      Excluir
  10. 2mm não é muito grosso? eu vi um tutorial dizendo que era 1,65mm e aqui em casa tinha um fio de 1,80mm que ficou muito grosso... aí compreio um de 1,60mm (porque não achei de jeito maneira o de 1,65mm) e também não funcionou, ficou frouxo. Não sei mais o que fazer, eu tenho uma wacom intuos pen simples, ajuda? =/

    ResponderExcluir
  11. @Lucas Lacerda, peça um pedacinho de amostra antes de comprar e teste! Vai que dá certo, né? Se funcionar, por favor, não deixe de avisar a gente. =)

    @Anônimo, se em todo o caso você não conseguir com nylon de roçadeira, tente com aquelas pazinhas de mexer café, saca? Iguais a essas aqui:
    http://www.brumax.com.br/data/brumax/item-image/11595_palheta-para-mexer-cafe-000008446-000008446fk-original_000100261_000100256fk_xlarge.jpg

    Um amigo meu fez e funcionou na tablet dele. Apenas te recomendo LIXAR MUITO BEM pra não arranhar a superfície da sua intuos. Seja cuidadoso e boa sorte, tá? ^^

    ResponderExcluir
  12. Ola boa noite a todos

    @Anônimo, realmente a de 2mm deve ser muito grossa mesmo porque eu cheguei a comprar de 1,8mm e ficou grosso.

    Dai peguei a de 1,6mm mesmo e deu certo, segui os passos e as dicas da @Izabela Wilson e estou muito satisfeito com o resultado, espero que
    você tenha sorte também.

    obs: logo de primeira quando coloquei a ponta não tava funcionando, dai eu fiz outro corte mais "reto" com um estilete e deu certo. a minha dica é, faça vários teste q funciona sim.
    Muito obrigado ao site e pela dica valiosa @Izabela Wilson :D

    ResponderExcluir
  13. Maravilha que tenha dado certo, @Lucas Lacerda! Fico feliz por ter feito uma postagem que tenha sido útil e, por favor, espalhe a ideia a quem precisa.

    Só assim, de certa forma, conseguiremos fazer alguma pressão sobre os fabricantes de tablets - e quem sabe, dar a ideia para novas empresas a fabricar essa pecinha valiosa - a pensar mais no consumidor, disponibilizando as pontas em mais lugares e a preços menos extorsivos. Obrigada por postar! =D

    ResponderExcluir
  14. Não foi nada :D
    vou espalhar para o pessoal da faculdade, pois conheço muitas pessoas que usam também.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado, Izabela e pessoal nos comentários. Estou com uma CTL480L novinha, que também não veio com pontas extras, e em menos de uma semana já estou vendo que em breve precisarei de pontas. Vou testar também. Seria legal organizar as bitolas do nylon pelos modelos. Será que o meu é 1.6? 2? Assim que acabar eu vou tentar!

    ResponderExcluir
  16. Olá, @matheus! Muito interessante a tua dica, irei editar o post incluindo marca, modelo e espessura do fio, isso realmente irá ajudar o pessoal a encontrar o fio correto com mais facilidade.

    Por favor, não deixe de avisar se der certo com a de 1.6mm ou de 2mm, e obrigada por postar! =D

    ResponderExcluir
  17. Galera tenho uma CTL470L e deu certo com o fio de 1,6mm
    uma dica, depois de lixar a ponta do fio, lixe com uma folha de papel para dar o acabamento e ficar mais macia !!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Iza valeu na minha deu certo com um fio de 1,6mm eu gastaria uma pequena fortuna se quisesse comprar mais pontas mas agora ta tranquilo obrigada ≧◡≦

    ResponderExcluir
  19. Será que pega na caneta da genius? e.e'

    ResponderExcluir
  20. aaaa muito obrigadaaaa! *_____* isso caíu como uma luva na minha situação atual: falta de grana, ponta um toquinho, tablet todo arranhado um horror! Muito obrigada mesmo! pq o negócio está feio tbm tenho uma connect vou tentar isso já! :D

    ResponderExcluir
  21. oooowww kra gostei adquiri minha Wacom recentemente e esse post a melhor coisa que vi sobre as mesas! kkkk nunca irei comprar pontas kkkk fuck year)

    ResponderExcluir
  22. Então... que dica legal =) parabéns... !! (acho que meu último comentário não foi, então, vamos do zero) - Migrei a pouco tempo do papel e caneta 0.4 pra mesa digitalizadora achando que ia durar muuuito mais (soqn), e dps que li esse post fui olhar minha caneta, tava parecendo aquelas agulhas de tatuador, e fui olhar minha mesa, já tinha uns riscados, e vi que minhas pontas não vão durar mesmo, pq minha primeira já foi n tem nem um mês e as pontas são caríssimas, nem sabia q só vendia pela net... essas casas que vc fala são aquelas q vc compra ração pro cachorro ou gato ne? minha mesa é uma intuos pen small ... muitíiisimo obrigado =)

    ResponderExcluir
  23. Lixei um palito de dente, ficou melhor que o fio de nylon

    ResponderExcluir
  24. A de 2mm ficou um pouco grande pra caneta...

    ResponderExcluir
  25. Eu não consegui.Estou tentando há bastante tempo fazer essa caneta e não certo.rsrsrs

    ResponderExcluir
  26. Seria bom se tivesse uma vídeo...ajudaria e muito.

    ResponderExcluir
  27. Funciona na caneta da Intuos Pen Small? Na minha veio três pontas mas já vi que não vão durar.

    ResponderExcluir
  28. Pra Intuos Pen Small (CTL480) o ideal seria o fio de 1.65mm. Infelizmente não se acha fio dessa espessura no Brasil. O de 1.8 entra mas é grosso. O sensor de pressão não funciona direito. O de 1.6 fica frouxo. Funciona mas fica caindo da caneta. A solução: lixar o corpo do fio de 1.8 até ele encaixar direito ou passar um durex bem fino no fio de 1.6 para ele não ficar saindo.

    Mesmo com o trabalho extra, melhor gastar R$ 0,80 em vinte pontas do que R$ 45,00 em três.

    ResponderExcluir
  29. Eu Tentei aqui em casa e não deu certo...
    O fio de Nylon de 2mm não serviu na caneta... ela não entrou no orifício.O diâmetro da ponta original é diferente do diâmetro do fio de nylon!
    o meu modelo é um WACOM INTUOS.

    ResponderExcluir
  30. Outras dicas legais, colocar película de tablet na área de uso ou uma folha de papel, da gramatura de sua preferência. Além de proteger o tablet ainda dá uma sensação de escrever em papel.

    ResponderExcluir
  31. Isso vai depender do modelo da mesa não!? ...

    ResponderExcluir
  32. Muito bom! Já tinha visto com pazinha de mexer café, mas esse com fio de nylon parece melhor.

    ResponderExcluir
  33. Sensacional! obrigado pro compartilhar

    ResponderExcluir
  34. "Tenho uma Wacom Bamboo Connect, excelente ferramenta de trabalho para colorização digital - há quem sonhe com uma Wacom Cintiq, mas pessoalmente acho um luxo desnecessário. Basta pesquisar os preços, e reconhecer que o mesmo que faz com uma Cintiq, fará com uma Bamboo ou uma Intuos."

    eu gosto da cintiq, pra animação é indispensável.
    Vc sabe se o truque funciona com cintiqs?

    ResponderExcluir
  35. se a ponta quebrar lá dentro? alguém tem alguma dica???

    ResponderExcluir
  36. Ow bonita, você sabe dizer se essa gambiarra funciona pra qualquer tablet ou só wacon e genius? Eu tinha uma genius, mas a pilha estourou dentro da caneta e ta aqui até hoje inutilizada, trocentos anos depois ganhei uma trust, mas a ponta ta quase que no fim da existência.

    ResponderExcluir
  37. Cara, fui testar e me surpreendi. Funciona. Essa dica MUITO BOA, velho. Valeu mesmo e vou passar adiante que vale muito a pena. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  38. Show!!!! Na minha mesa eu apliquei uma etiqueta da Pimaco transparente para diminuir o gasto da ponta...tem funcionado bem...agora com essa dica ficou foi SHOW

    ResponderExcluir
  39. Muito bom!
    Vei em boa hora mesmo, acabei de colocar minha última pontinha! E curti bastante a forma que vc escreve! Avante!

    ResponderExcluir
  40. Só uma dica que me deram pra conservar as pontas originais ou mesmo essa alternativa

    Compre uma folha de acetato e recubra a superfície da tablet com ela.

    Não atrabalha em nada na sensibilidade da mesa

    Desde que comprei minha bamboo connect em 2010 nunca precisei trocar a ponta

    ResponderExcluir
  41. Essa foi digna de Magaiver; Eu estava procurando meios de economizar com essas pontas e esse foi um dos melhores que eu vi; até eu ler seu tutorial eu nem imaginava que existia algo alternativo pra substituir as pontas da Stylus, que tem o preço absurdo de 50$ por 5 pontas; assim que li o tutorial pesquisei o preço do fio de Fio de nylon (para roçadeiras de grama) na internet e tenho a surpresa de achar o rolo com 15m de fio por 13$ que é um custo beneficio monstro. Obrigado pelo tutorial!

    ResponderExcluir
  42. Pessoal, tenho uma intuos pen small, fui comprar o fio de nylon, e só entrou o de 1.8mm..levem a caneta quando forem comprar pra analisar o tamanho

    ResponderExcluir
  43. Por enquanto, já testei todas as alternativas, macarrão spaguetti N.05 e nylon de roçadeira e palito de dente. A melhor opção de todas até agora foi palito de dente. Ele é um pouco mais grosso então épreciso lixar o palito até ele ficar um pouco mais fino e a precisão é quase idêntica a das pontas originais. As outras opções anteriores falharam muito.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Críticas construtivas e sugestões são muito bem vindas.