terça-feira, maio 06, 2014

Quero criar um post em formato ‘galeria de fotos’. Como?

Este post é a tradução parcial do original publicado por Mr. Paul Divers, autor do site http://irishlightandcolour.blogspot.com.br/. Nele, Paul explica detalhadamente como criar um post em formato ‘galeria de fotos’, que em minha opinião, é um dos poucos pontos em que o Blogger perde, em falta de praticidade, para o Wordpress.

Usando do exemplo do próprio Paul em seu blog Irish Light andColour, eis um exemplo de como o seu post ficará depois dessa solução simples e fácil de ser executada. As fotos dele estão em 900 x 600px, com uma qualidade de aproximadamente 50 – 70%, o que já dá uma boa visualização. A alternativa é simples: ele usa um batch chamado Phatch, onde os dados EXIF são organizados de forma a preservar os metadados das imagens, o que é muito útil no caso de fotógrafos profissionais!

O interessante deste recurso é que o post, ou página (sim, dá pra fazer isso em páginas!) as imagens ficam organizadas em um ‘thumb-mosaic’, cujo rollover mostra dos dados do autor e clicando sobre elas, abrirão em lightbox. Tão lindo, prático e fácil que me deu vontade de chorar, e depois de chorar de emoção, resolvi compartilhar com vocês. XD


Vejam como fica:





"Legal! É isso mesmo o que estou procurando!!!"
Então, gafanhoto, siga os passos abaixo e mãos à obra!


1. Otimize e ponha marca d’agua em cada imagem, assim como as informações de copyright, para evitar a kibagem alheia. Como cada um tem seu jeito para fazer isso, vou deixar que se virem;

2. Isso feito, suba as imagens numa nova galeria no Picasa, e crie um novo post/página e selecione o modo 'HTML' de visualização.





3. Copie o código abaixo...



... e cole no post/página em modo HTML ainda. Isso feito, clique para que o cursor fique logo após a primeira tag de fechamento. Bem aqui, ó:




4. Ainda na opção HTML, posicione o cursor no lugar indicado acima, clique em ‘inserir imagem’, e escolha a melhor opção pra você: se você vai fazer upload de uma nova imagem, dos seus álbuns do Google... O importante é que você faça o processo diretamente dali!



5. Escolha ‘tamanho pequeno’ e ‘nenhum’ para o alinhamento, na opção de escolha do layout que se abrirá em seguida. Atenção: suba uma imagem por tag, senão não irá funcionar. Se você mudar para a opção "Escrever" não vai funcionar, porque a opção abaixo não vai aparecer. =)





6. Só depois de completar tudo mude para o modo ‘Escrever’ para ver como ficou, e se quiser, insira legendas nas fotos.

IMPORTANTE: as tags para ‘mudar a linha’ são as "tr" e "/tr". Ou seja, o código original te dá uma galeria com 3 fotos, mas se quiser com 4 ou mais fotos, basta inserir essas tags no local desejado. Eu, por exemplo, nesta página inseri as tags após a segunda imagem, pois o corpo de post do meu bloguim é estreito e as miniaturas ficam meio grandinhas.

Voilá! Agora é só repetir o mesmo processo nas fotos restantes!
Eu disse que era fácil. Até a próxima, macacada.


Special thanks to Mr. Divers, the original author. =D

See the complete post here

11 comentários:

  1. Seu post foi de muita ajuda pra mim. Obrigada :D

    http://blog.chocowlat.com

    ResponderExcluir
  2. Esse post me ajudou demais! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. não aparece a escolha de layout após eu escolher a imagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, você tem de fazer todo o procedimento no modo HTML. Se for para o modo Escrever, não aparece essa escolha de layout =)

      Excluir
  4. ajudou muito, vlww :3
    http://um1diariogeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, ajudou demais!! Agora posso colocar meus desenhos no meu Blog, estou muito feliz!!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelo post. Foi vital aqui pra mim. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Críticas construtivas e sugestões são muito bem vindas.